assine nossa
newsletter

Existe isolamento criativo? Artistas contam suas rotinas de produção

Existe isolamento criativo? Artistas contam suas rotinas de produção

Conversamos com artistas para tentar entender como tá sendo o processo criativo nesse momento tão difícil.

[texto escrito em 07/08/2020]

Foto: divulgação/TV Globo

Neste mês muitos completam 120 dias de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus. O Globoplay acabou de lançar uma série de crônicas audiovisuais, Diário de um Confinado, onde Murilo (interpretado por Bruno Mazzeo) conta sobre as batalhas diárias do seu isolamento, que todos nós, isolators, podemos nos identificar. Trabalhar, cuidar das tarefas domésticas, sociabilizar… viver a vida, no geral, ficou um pouco (bem) mais complicado, especialmente no Espírito Santo. A taxa de isolamento no estado é de 46%, quando o recomendado é 70% (você pode conferir todos os dados no Painel Covid). Dentro dessa porcentagem estão Brenow e Érika Nasser, artistas parceiros do CACO.

Brenow e Érika, respectivamente.

O Brenow contou que ele tá aproveitando o tempo em casa para estudar mais, se dedicar à carreira musical. Mas, ele tá “indo bem devagar, no meu ritmo mesmo, para que as coisas ganhem constância. […] Eu tô fazendo um processo de enciclopédia: escrevo muita coisa e deixo guardado. Dali um tempo eu volto pra ver com um outro olhar o que eu escrevi.” 

Foto por visuals no Unsplash

Já a Érika tá botando a mão na massa. Ela tá produzindo o seu EP novo todo em casa – no início do isolamento ela lançou “Camburi”, seu primeiro single. “A qualidade não é incrível, é o que eu consigo fazer no momento. Mas acho que tá ficando bonito. […] Um novo hábito que eu estou tendo é fazer as coisas de madrugada. Pode ser ruim pro sono, mas gravar nessa hora é melhor para evitar ruídos, já que faço tudo em casa.” O Brenow ainda disse que tá mais afastado das redes sociais, que reservou um tempo só pra isso: “A gente acaba ficando muito tempo no celular, vendo a vida passar, vendo muita gente produzindo e eu acabo ficando muito ansioso e não produzindo muita coisa.” Érika concordou e lembrou: “Mas tá tudo bem não produzir muito. Estamos vivendo uma pandemia, né?”

E aí, como está sendo o seu isolamento? Você tem consumido muitos artistas ou já enjoou das lives? 

Vamos ter que inventar mais alguns estágios da quarentena especialmente pro brasileiro.

+ material

Diário de um Confinado, disponível no Globoplay

5 estágios da quarentena: o que acontecerá com nossas cabeças?, por Dan Josua

Até quando vai a quarentena? O que dizem as grandes universidades do mundo

Fontes: Página sobre o Coronavírus do Governo do Estado (ES)

Brenow é cantor e compositor. Ele já lançou dois singles e um clipe reafirmando seu trabalho como R&B Nacional que cria uma conexão com vários ritmos urbanos.

Érika Nasser cria conteúdo pro YouTube, com vídeos de como tocar ukulele, vlogs por cidades afora e até entrevistas com artistas capixabas.

SHARE
About Author

fecaliari

Nascido em Cachoeiro com verões em Marataízes, carnavais em Piúma e novas raízes em Vitória. Apaixonado por música e cinema. Publicitário especialista em Conteúdo e idealizador do CACO.